segunda-feira, 18 de julho de 2011

Decepção



Costumo dizer que existe uma diferença fundamental entre desilusão e decepção. A primeira tem a ver com idéias ou fantasias que criamos sobre determinada pessoa ou situação que, com o tempo e a experiência, se apresenta totalmente diferente na realidade. A decepção é mais forte. É quando conhecemos algo ou alguém, temos uma idéia formada sobre isto e encaramos um revés uma mudança sem avisos, um turbilhão de comportamento e julgamentos diferentes ao que havíamos conhecido e experimentado. É quando surge a dúvida mais cruel que uma pessoa pode ter em relação à outra, quando nos perguntamos: Será que foi sempre assim e eu não percebi? Será que estava escondendo e me enganando o tempo todo?

Existe ainda uma diferença fundamental entre decepção e traição. Não se trata apenas de semântica, mas de questões mais fortes e profundas que tem a ver com crenças individuais, avaliações de cada um. Trair é descumprir o pactuado é não ser sincero, é se deixar levar. Decepção é quando, além disto, se coloca em jogo não apenas uma atitude ou comportamento, mas uma cesta de valores que extrapolam a questão pessoal e atingem o outro às vezes de forma deliberada.Vivemos num mundo de superficialidades, de simulacros, de enganos. Não é raro que algo se apresente de um jeito por um tempo, depois acaba se revelando como realmente é. Quando mais achamos que uma situação esta estabilizada, mais fácil acontece uma mudança brusca e coloca por água a baixo tudo o que foi acalentado no berço do sonho.

Ainda reluto em aceitar que o ser humano possa ser um ser decepcionante, infelizmente nado contra a correnteza. Percebo decepções de toda a ordem constantemente: decepciona-me quem tem poder de decisão neste país e não faz nada, a empresa aérea que não promete atrasos, o taxista que diz que vai pegar o caminho mais curto, o amor que diz que é para sempre, o filme que juram que é uma maravilha. Eu não sei como ainda me decepciono de coisas que no fundo, e nem sempre querendo admitir, eu nem acredito mais. Temo perder de vez a esperança no ser humano, temo ficar desconfiada a ponto de antes que alguém terminar a frase eu já esta pensando que há uma segunda intenção. 
Fico olhando desconfiada alguns vendedores, não perco mais tempo com programas políticos, conto o dinheiro várias vezes quando saco num caixa eletrônico e tento obter certeza de que ninguém viu a senha digitada. Suspeito de e-mails com anexos, de ligações com numero não identificado, de gente que vem puxar papo sem me conhecer, de promessas mirabolantes e de paixões repentinas. Uma decepção deixa marcas profundas, podemos amenizá-las, mas apagá-las totalmente acho muito difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário